O SEU ORGANISMO ESTÁ PREPARADO PARA EMAGRECER?

SEMENTE DE CHIA E SEUS BENEFÍCIOS NO TREINAMENTO

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, há formação de “gel” que aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Vejamos algumas propriedades desta semente:

Protéica

A semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como quinua, arroz, aveia, cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode ser benéfica, MAS NÃO ESQUECENDO QUE É UMA PROTEÍNA VEGETALl!! 

Vitmaminas e Minerais

Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.

Antioxidante

Outra função de destaque é referente aos radicais livres, os quais são produzidos diariamente em nosso organismo e que na atividade física sua produção é AUMENTADA. O desequilíbrio a favor dos radicais livres em comparação as defesas antioxidantes pode danificar as células levando ao envelhecimento precoce e a morte celular, dessa forma, prejudicando o rendimento nos treinos. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. 

Antiinflamatória

Também vale ressaltar sua importante função antiinflamatória (rica em ômega 3), função esta essencial para quem pratica exercícios físicos, já que os exercícios são pró inflamatórios.

Técnica Dietética

A semente de Chia é facilmente adicionada a todas as preparações, pois não tem gosto. Após 5 minutos em água ou suco há a formação de um gel, porém sem gosto. Gosto muito de adicioná-la a um copo de iogurte (uma colher de sopa), suco ou ainda, utilizar o gel formado em qualquer preparação quente, como o arroz, feijão, purê e etc. Muitas receitas sugerem o uso do gel para preparações de bolos e tortas. Acredito que em qualquer alimento ou preparação é possível adicioná-la.

Nutr. MSc. Rafael Longhi de Barros

Para ler mais sobre este assunto, acesse:

http://longhinutricao.blogspot.com/

O SEU ORGANISMO ESTÁ PREPARADO PARA EMAGRECER?

O PAPEL DOS ALIMENTOS ANTIINFLAMATÓRIOS

Sabe-se que a obesidade é uma patologia e dessa forma precisa ser tratada como tal. Quantas vezes vemos obesos fazendo dieta e esta não funcionar, não produzir os resultados esperados. Apenas uma restrição calórica é suficiente para a perda de peso? Se fosse verdade não teríamos o efeito sanfona, os altos índices de obesidade, as dietas de revista que não funcionam, as calorias vazias, etc...

O que quero discutir é o papel do sistema imunológico (as defesas do organismo) no processo de emagrecimento! A obesidade é um processo inflamatório, ASSIM COMO A ATIVIDADE FÍSICA, portanto, devem ser tratadas com antiinflamatórios, mas não estou falando de medicação antiinflamatória, mas sim de alimentos com essa função. Temos uma lista de substâncias com alto poder antiinflamatório:

  • ácidos graxos poliinsaturados
  • resveratrol
  • guaraná em pó
  • chá verde
  • alicina
  • vitamina C
  • α-tocoferol

Seu suporte nutricional deve ser bem orientado e, quem sabe, com a inserção dessas substâncias, via alimento ou suplemento, mas evidentemente que a dieta é individualizada e deve ser tratada com seu nutricionista. Esse é o profissional que irá lhe oferecer essas substâncias nas quantidades e nos horários corretos para que não se tornem tóxicas ao seu organismo!!!

Nutr. MSc. Rafael Longhi de Barros

Para ler mais sobre este assunto, acesse:

An antiinflammatory mix modulates and metabolic stress in overweight.pdf